Desde a quarta-feira (28/05) o Armazém Rita Maria é palco de uma instalação artística que reúne uma série de artísticas de autoria de Rafael Barreto Bornhause, retratando pássaros da América do Sul em seu habitat natural.
Advogado e empresário, desde 2015 Bornhausen vem se dedicando, também, à fotografia de pássaros na natureza, numa prática que começou “apenas” como um hobby, transformou-se em paixão particular e evoluiu para compartilhamento do resultado do trabalho com o público. Na RM91, aliás, em uma matéria sobre a comemoração dos 15 anos do escritório Bornhausen & Zimmer Advogados Associados, ele já havia deixado claro o gosto pela fotografia de pássaros, a admiração pela biodiversidade e pelas inúmeras cores e a busca incessante de aperfeiçoamento para garantir resultados de excelência.
“Lá no início, quando decidi mergulhar nesse mundo, comecei a pesquisar, comprei uma câmera, fotografei da varanda da minha casa – ali apareciam muitos beija-flores -, e fui buscar cursos que tivessem como foco a fotografia de pássaros…. e aí saí pela primeira vez para uma viagem à represa de Guarapiranga”, relembra.

Hoje, Rafael alcançou um patamar diferenciado no registro dos pássaros, e já fotografou mais de 600 espécies (algumas extremamente raras). Na captura das imagens, Rafael deixa evidentes a evolução técnica e o senso crítico apurado. “Passei há tempos da fase de buscar quantidade e diversidade de espécies. Prefiro, quase sempre, repetir fotos de pássaros que eu já tenho para melhorar o resultado”, comenta o ‘profissional’ adepto do hiperfoco.

Rafael é um “bird-watcher” extremamente cuidadoso, exigente e atento aos detalhes. A curadoria da exposição ficou sob responsabilidade da Paty Koerich, que no evento de abertura chamou atenção para o fato de ser, sim, uma instalação artística, onde é possível observar algumas fotos penduradas na parede e outras suspensas, envolvendo o ambiente e encantando o público.
Na abertura da exposição, junto da família, ele recebeu convidados para apresentar o resultado de viagens observando e registrando pássaros na naturezal.
A exposição fica aberta até novembro, e vale muito conhecer!

SERVIÇO
Exposição de fotografias de Rafael Bornhausen
Onde: Armazém Rita Maria – Alameda Anita Hoepcke da Silva, 112
Horário: Segundas e terças, das 11h às 22h.
Quartas a sábados, das 11h às 00h.
Domingos, das 9h às 22h.
Visitação: Até novembro.
Entrada gratuita.
Confira os registros de Marco Cezar no evento de abertura da exposição.

















































