texto DANIELE MAIA
fotos DANIELE MAIA E CASA ROGER VIVIER
Nascido em 19O4, Roger Vivier criou sapatos como esculturas; foi chamado o “master” dos sapatos.
Em 1924, começou a estudar escultura na Escola de Belas Artes de Paris, mas desistiu dois anos mais tarde para se tornar sapateiro e iniciar sua aprendizagem.
Após o sucesso das suas criações, abriu a sua própria loja na rue Royale, em Paris, em 1937.
Os saltos altos são a sua imagem de marca, desde o “Aiguille” (salto agulha), que foi o primeiro a lançar o modelo – em 1954 – até o famoso salto “Virgule” (salto vírgula), que pretendia ser o manifesto da sua própria marca a partir de 1963. Artesão virtuoso e amante da elegância feminina, elevou os sapatos ao status de objeto de arte, graças ao savoir-faire das casas de bordados francesas.

A posteridade também recordará Roger Vivier pela sua lista de mulheres excepcionais. Desenhou os sapatos para a coroação de sua majestade, a Rainha Elizabeth II, em 1953, e calçou as maiores figuras do seu tempo: a duquesa de Windsor, a princesa Soraya (do Irã), Marlene Dietrich, Elizabeth Taylor, Jeanne Moreau, Brigitte Bardot e, claro, Catherine Deneuve, no icônico filme “Belle de Jour”, em 1967, com a famosa fivela de prata.
Durante as temporadas da Paris Fashion Week pret-à-porter , a “presentation” das coleções de Roger Vivier são as mais esperadas pela criatividade e beleza.
Nesta apresentação excepcional da coleção “LA ROSE VIVIER”, peças icônicas- como a bolsa Belle Vivier e as slingbacks – são exibidas em moodboards que celebram a herança da Maison, enquanto os artesãos dão vida ao seu savoir-faire por meio de demonstrações ao vivo para os convidados.

Sobre a autora:
Dani Maia é carioca e mora em Paris há 12 anos. Tem experiência de trabalho em quatro países: Brasil, Alemanha, Bélgica e França. Fala quatro idiomas (português, alemão, francês e inglês) e em sua jornada internacional, tornou-se referência no mercado de luxo francês.
Fundadora da DMHLuxury Consulting – empresa que promove cursos teóricos e imersões em diferentes segmentos e nas mais emblemáticas maisons francesas cheias de histórias e savoir-faire – Dani Maia é uma especialista no mercado de luxo francês. A Consultoria DMHLuxury é totalmente customizada para clientes individuais ou pequenos grupos (3 ou 4 pessoas) interessados em imersões nos universos da moda, beleza, savoir-vivre, gastronomia, decoração, arte e lifestyle. Criadora de eventos sob medida para empresas, Dani Maia conhece os melhores endereços parisienses. Dani é uma excelente comunicadora digital de suas diversas experiências de lifestyle parisiense e de suas viagens pelo mundo. Além disso, desde 2014, também é correspondente internacional.
