A inauguração da nova iluminação cênica da Ponte Hercílio Luz, ocorrida no dia 15 de dezembro, já anunciava que o show de fogos na virada do ano seria ainda mais emocionante e belo. Iluminada e colorida, a Ponte Hercílio Luz foi realmente um show à parte.
fotos EDUARDO VALENTE | SECOM
O Ano Novo chegou de forma linda na Capital, e não há como negar que a Ponte Hercílio Luz foi protagonista na festa que saudou 2025. A volta do show de fogos, luzes e a tradicional cascata na Ponte – que desde 15 de dezembro de 2024 está com a nova iluminação cênica – foi um espetáculo que arrancou aplausos, gerou comoção e provocou expressões de surpresa do público.
Milhares de pessoas estavam nas avenidas Beira-mar Norte e Beira-mar Continental, e foram brindadas com um show de “fogos de vista”, que são coloridos e emitem um baixo ruído sonoro secundário. O efeito principal são mesmo as cores e brilhos. E quantas cores e brilho!
No total, o show de fogos da virada durou 15 minutos, e foi nos últimos cinco minutos que os olhos do público se voltaram para a Ponte, que proporcionou um espetáculo à parte. As pessoas ficaram encantadas pela diversidade de efeitos dos fogos e trocas de cores da iluminação cênica, que deixaram a estrutura ficou ainda mais em evidência.
O espetáculo encerrou-se com a sempre esperada cascata, que criou uma “cortina” de luzes que iluminou o mar.
Floripa merecia esse espetáculo e a Hercílio Luz merecia esse destaque.
A nova iluminação cênica
Depois de 10 anos, a Ponte Hercílio Luz ganhou uma nova iluminação cênica. E a inauguração foi um evento marcante, que reuniu um grande público e muitas autoridades.
A partir da inauguração, a iluminação cênica é acionada todas as noites, destacando a Ponte com cores temáticas definidas em um planejamento mensal que será feito pela área técnica da Superintendência de Obras Civis (SOC) da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE).
Na ocasião da inauguração, o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello – responsável pelo primeiro acendimento das luzes – não escondia a satisfação com o resultado do trabalho que demandou investimentos de mais de R$ 9 milhões e muita dedicação ao longo de mais de um ano por parte da equipe responsável pelo projeto (foram 32 profissionais, incluindo 15 alpinistas especializados em iluminação). A execução ficou a cargo da empresa catarinense Quantum Engenharia, e houve muitos desafios– inclusive condições climáticas adversas, como ventos de até 90 km/h, chuva e frio.
Coisas de Floripa!
“A Hercílio Luz tem quase 100 anos, e hoje estamos devolvendo a ela brilho e muita beleza”, disse o governador na noite da inauguração. Segundo ele, de segunda a quinta-feira, a iluminação será branca, e de sexta a domingo, a ponte ganhará esplendor com um jogo de luzes coloridas, representando uma série de figuras e datas especiais, como outubro rosa, novembro azul, independência do Brasil, Natal e assim por diante.
Também não economizando em satisfação, o prefeito da Capital, Topázio Neto destacou que a Ponte sempre foi um marco da cidade. “A iluminação cênica deste monumento amado por todos, é um presente para Florianópolis”, comemorou.
A primeira virada do ano com a iluminação cênica foi inesquecível!
O projeto
De acordo com o secretário da Infraestrutura e Mobilidade, Jerry Comper, houve muito cuidado com o projeto como um todo. “Instalamos o que há de mais moderno na Hercílio Luz, tudo com tecnologia que permite as mais variadas combinações de cores”, afirmou.
Para a instalação, foi preciso desenvolver um trabalho complexo, sobre o mar e a mais de 70 metros de altura (o que equivale a um prédio de 24 andares).
Detalhamento do Projeto
• São mais de 7.000 projetores (mais de 1.300 na silhueta, de 5.600 nos pendurais e de 150 nas torres), além de toda a infraestrutura necessária para o funcionamento e controle desses equipamentos;
• 124 projetores LED RGB distribuídos em quatro modelos diferentes, concentrados principalmente nas duas torres. Esses equipamentos realçarão as torres e estão parcialmente operacionais;
• 5.500 pontos LED RGB distribuídos nos pendurais da ponte, localizados no vão central entre as duas torres, tanto na lateral norte quanto na lateral sul. Esses pontos irão destacar elementos estruturais da ponte e estão parcialmente operacionais.