Viver aprendendo

A educação que vem do berçário no Centro Educacional Infantil Vivendo Aprendendo

TEXTO: ÂNGELA MARIA GENTIL
FOTO: JOÃO PEDRO

A Capital do Estado, conhecida como Ilha da Magia, é a cidade onde nasci e me criei. Tenho muito orgulho de ser manezinha da ilha.
E foi na ilha, ali na rua Desembargador Urbano Salles que abrimos em 1991 a primeira unidade do Centro Educacional Infantil Vivendo Aprendendo, especializado em berçário e educação infantil.
Em 2006, depois de muito trabalho, inauguramos a Unidade II, na Rua Hermínio Jacques, para atender principalmente aos pedidos de matrícula para o berçário, maternal I e maternal II.
Hoje somos felizes por cumprir nossa missão de educar e divertir crianças e sabemos que ainda temos um longo caminho pela frente. Mas também sabemos que o bom resultado do nosso trabalho não ocorre por acaso.
Ao iniciar o curso de magistério, em 1975, já sabia que queria trabalhar com educação infantil. E já faço parte desse universo há 38 anos, me renovando dia-a-dia na companhia das crianças.
Minha longa experiência me fez acreditar que as leis da vida são gerais, naturais e válidas para todos os seres. Por ser uma pesquisadora prática e dedicada ao meu trabalho, me identifiquei com a pedagogia Freinet, proposta pedagógica de construção permanente. Refleti muito sobre os pensamentos de pesquisadores como Wallom, Vygotsky e Piaget.
Também por isso é que o Vivendo Aprendendo é mágico e único na vida de cada criança, porque aqui proporcionamos ao aluno a possibilidade de realizar um trabalho real.
Estamos abertos ao encontro e à participação integrada da família e da comunidade. Contextualizamos as crianças com sua cultura e resgatamos o folclore catarinense através do boi de mamão e do pão por Deus. Vivenciamos as brincadeiras da Ilha: bate manteiga, bola de gude, bento frade e muitas outras.
Para nós, a livre expressão é dar a palavra à criança, dar meios para ela se exprimir e se comunicar. Fazer sentir a sua riqueza e assim tomar consciência de seu valor e seu eu.
A organização do material e outras decisões da classe são feitas em grupo. O objetivo não é de fazer alguns ganharem, mas levar todos o mais longe que puderem, em conhecimentos, cidadania e solidariedade.
Cooperar também é inserir o indivíduo na vida do grupo, confrontando com os colegas, através dos problemas que se colocam em classe e necessitam ser resolvidos.
Brincando e jogando a criança aprende a ocupar o seu espaço, fantasiar, sonhar e criar toda a estrutura necessária para o processo de alfabetização.
Respeitamos o ritmo de cada criança, estimulando para que ela seja parte atuante na construção do seu conhecimento.
Avaliamos e contextualizamos as atividades através de aula passeio, do livro da vida com o grupo, do livro de culinária, do texto coletivo e do livro de laboratório.
Essa documentação histórica faz a família Vivendo Aprendendo relembrar nossos ilustres alunos. Em tudo que fazemos prezamos afetividade, cooperação, documentação e comunicação.

“A criança não se cansa de um trabalho útil que atenda os rumos da vida, todos querem ser bem sucedidos. O fracasso inibe o ânimo e o entusiasmo.”
Celestin Freinet

Artigo anterior
Próximo artigo

Conteúdos Similares

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais populares