texto LU ZUÊ
fotos JOSÉ SOMENSI E ACERVO DA FAMÍLIA
Reconhecido com plena justiça como um dos ícones do setor empresarial catarinense, no dia 4 de janeiro Walter Osli Koerich – o Waltão – completou 90 anos de idade.
O aniversário foi comemorado dois dias depois, em uma festa junto à família e entre amigos próximos (imagens nas páginas 34 e 35 da edição impressa, reproduzidas no final desta matéria), mas dois ‘presentes’ que marcaram a celebração de uma história rica em realizações e muito inspiradora começaram a ser produzidos há cerca de dois anos: um livro contando a ampla trajetória empresarial de seu Walter, e um documentário com o mesmo propósito. Presente dos filhos para ele? Sim, mas também para qualquer pessoa que acesse esse emocionante material, que registra a história de um homem movido pela vontade de trabalhar, empreender e realizar sonhos.
São muitos os motivos para celebrar as nove décadas de uma vida repleta de realizações. “Há muito tempo planejávamos uma maneira especial para marcar essa data. Papai tem muita história, a nossa família tem muito a contar, e muito sobre os Koerich era apenas registro falado”, explica Marcia Koerich, filha do empresário, que coordenou o projeto. A proposta foi não apenas contar os fatos de forma cronológica, mas apresentar o ambiente que influenciou a formação do homem visionário e empresário de sucesso, e o quanto ele impactou a toda uma sociedade.
Um dos 11 filhos de Eugênio Raulino Koerich e Zita, Walter Koerich nasceu em São José, na Grande Florianópolis, e desde cedo ele e os irmãos ajudavam o pai no negócio da família, e tinham um sério compromisso com o estudo. E não era fácil, porque para ir à escola, parte do trajeto era feito de bicicleta e parte de ônibus. “Meu pai sempre dizia que ninguém nasce grande e nem cresce sozinho, e nos ensinou o valor dessa expressão. É um mantra inerente à minha formação, e aprendi que mais do que prosperarmos, precisamos ser facilitadores para que toda a comunidade também cresça. Por isso, sempre desenvolvemos projetos que reverberem na cidade, na sociedade, mas sempre começando com nosso público interno”, contou o empresário.
Vindo de uma família numerosa e unida, Walter Osli constituiu a própria família a partir dos mesmos princípios. Casado com Linda Koerich teve sete filhos (um faleceu ainda pequeno), e assim como teve no pai seu grande mentor para trabalhar por seus objetivos, ele próprio sempre foi fonte de inspiração para os irmãos e outros familiares. No documentário produzido para celebrar seus 90 anos, o irmão e também empresário Antônio Koerich falou sobre o espírito de liderança de Walter.”Ele sempre foi aquele que decidia, o mais arrojado dos irmãos. Se não fosse ele, não estaríamos aqui hoje”, contou.
Empreendedor, determinado e
apaixonado pela construção civil
Junto da família, Walter Koerich teve muitos negócios em diferentes segmentos – do abatedouro da família avançaram nas áreas de comércio e serviços, com e fiambreria, peg-pag, lojas de móveis e eletrodomésticos, automóveis e motocicletas, construção civil e até consórcio.
Mas se há uma coisa que nunca fez parte da vida de seu Walter é acomodação. E em 1993, quando decidiram separar os negócios da família, ele decidiu pela construção civil. A paixão pelo segmento era antiga e muito sólida, e resultou em entregas de obras grandiosas e icônicas para a cidade, sempre acompanhadas de perto pelo empresário. “Me realizo visitando regularmente nossas obras, vendo sonhos se materializarem com as estacas e os tijolos, um sobre o outro. O relacionamento com os nossos colaboradores também é dos meus grandes combustíveis. Adoro chegar na obra e dizer ‘bom dia!’, e receber de volta aquele ‘bom dia, seu Walter!’, em uma só voz”, celebra.
Da construção do primeiro shopping center da Capital – o Beiramar Shopping – a edifícios residenciais de luxo, passando pela inovação dos estúdios e até hotéis, e pela WOA – uma sociedade com propósito específico, que nasceu do desejo de empreender em um dos endereços mais nobres da cidade e que hoje é destaque na indústria da construção civil -, os sonhos sempre motivaram Walter Osli.
“Meu pai sonha desde que eu me conheço por gente, e não para de sonhar até hoje. Costumo dizer que sempre que ele dorme ele sonha, e como é adepto da sesta, sonha mais de uma vez por dia…. ele sempre nos incentiva a realizar e nos convence com uma frase característica: ‘É a última coisa que o papai quer fazer…”, conta Walter Silva Filho, o Waltinho, diretor da empresa presidida pelo pai. “Acho que o ensinamento do Waltão é encontrar no trabalho o prazer, e tornar realmente os sete dias da semana em sete dias prazerosos”, conclui.
E assim como a cidade criou oportunidades para os sonhos do empresário visionário se realizarem, movido pelos sentimentos de pertencimento e responsabilidade social, Walter Koerich sempre fez questão de ‘retribuir’, beneficiando a cidade e as pessoas com atitudes carinhosas. É o caso, por exemplo, das ações de adoção, revitalização e conservação de praças públicas em diferentes bairros. E já há muitos anos, investe no Instituto Vilson Groh, que atende milhares de crianças, adolescentes e jovens por meio de diferentes programas. “Sempre valorizei a relação entre as pessoas e partilhei essa forma de agir com meus filhos. Temos que olhar para a cidade como um todo e foi assim que conheci o padre Vilson Groh, a quem tenho orgulho de chamar de amigo, e contribuir com essa trajetória de transformação social que o Instituto promove”, declara.
Os registros da história
“A maneira de eternizar sua história não poderia ser outra. Precisávamos eternizar a figura original do Walter, sempre corajoso, inovador, criativo e determinado. Por isso as duas obras, um livro e um documentário”, explica Márcia Koerich, que coordenou o projeto.
O vídeo e o livro foram apresentados em primeira mão aos amigos e familiares na festa de aniversário de Walter Koerich, e no dia 17 de janeiro, foi realizado o lançamento do livro e exibição do vídeo para a imprensa e convidados.
Em ambos, a história do empresário é contada por meio de registros históricos, mas principalmente, por dezenas de entrevistas realizadas para colher depoimentos sobre o jeito de ser, pensar e agir do empresário. Além dos filhos e da esposa, Linda, foram ouvidos seus irmãos, alguns amigos e colaboradores.
O livro ‘Walter Osli Koerich’ é assinado pela historiadora Miriam Collares, com a participação de Karen Koerich – jornalista e neta de Walter. “Os depoimentos conduziram a narrativa do livro, recurso que gosto muito de adotar para contar de maneira emotiva e mais próxima a história de uma pessoa, ou de uma empresa. Intensas pesquisas foram feitas em arquivos, livros e jornais da época, seguindo o rigor de uma pesquisa historiográfica. Ao mesmo tempo, precisávamos entregar um texto com leveza e simplicidade que nos foi solicitado pelo personagem principal, Walter Osli Koerich. Este foi, sem dúvida, um trabalho de muita intensidade, dedicação e exigência, por isso, mesmo uma experiência inesquecível”, explica Miriam.
O documentário – que leva o mesmo título – é uma realização da WKoerich, com produção da Contexto Filmes e direção executiva de Marcia Koerich e Karen Koerich. A produção executiva é de Sabrina Petermann. “Foi uma enorme responsabilidade, mas, sobretudo, uma honra e também fonte de muito aprendizado produzir esse documentário. Um ponto que eu acho bem interessante destacar é a correlação que conseguimos construir da história do nosso personagem com a Grande Florianópolis. Por ele ter sido um homem tão visionário, encontramos uma forma de associar a imagem de Florianópolis e São José à imagem de Walter Osli Koerich, ampliando assim a visibilidade, o alcance desse material”, explicou Gustavo Zinder, diretor do documentário.
Aponte a câmera do celular para o
QR Code ao lado e acesse o documentário!
Uma celebração muito especial
No dia 6 de janeiro, dois dias após completar 90 anos, o empresário Walter Osli Koerich foi homenageado com uma festa emocionante. Os filhos e a esposa de seu Walter, Linda, abriram as portas do histórico recanto da família Koerich na Ponta de Baixo, e receberam cerca de 200 convidados entre familiares e amigos – “Família muito grande é assim… qualquer almoço já reúne mais de 100 pessoas”, brincou Walter Silva Filho, o Waltinho.
Tudo foi preparado com muito cuidado e carinho, como sempre acontece nas comemorações da família.
Na festa, entre discursos emocionados e muita alegria e gratidão, os convidados conheceram, em primeira mão, o livro e o documentário produzidos para celebrar as nove décadas de vida de um dos mais icônicos empresários de Santa Catarina.
As fotos são de José Somensi.