Com localização privilegiada – muito próxima à região central da Capital – amplo espaço para estacionamento e a chancela da marca, o Librizzi Al Mare poderia até dispensar apresentações…
texto LU ZUÊ
fotos MARCO CEZAR
Mas a verdade é que essa “casa” especial sempre desperta, de forma natural, a vontade – ou seria necessidade? – de falar um pouco mais sobre o lugar, os diferenciais, a arquitetura, a proposta de atuação…. e como não se render a isso?
Após uma radical reforma que durou cerca de 18 meses, em 26 de março de 2023 o empreendimento começou a funcionar efetivamente, e desde então vem conquistando espaço no coração e na preferência de locais e visitantes. “Estamos, sim, em um lugar ímpar, denominado pela prefeitura como uma ‘Rua Panorâmica’, com localização e vista privilegiadas que, em conjunto com nosso know how, conferem ao ‘Librizzi’ vários atrativos, seja para receber no dia a dia ou para a realização de eventos, que aliás são um foco importante neste local”, comenta Ezio Giannino Librizzi, proprietário.
E não há como economizar em elogios à casa em si e à estrutura. A reforma, aliás, valorizou muito algumas características já existentes na construção, e ressaltou detalhes que colocaram o interior do restaurante em igualdade com a beleza da vista do deck exterior.
Conforme explicou Librizzi, desde o início a ideia foi entregar à cidade um ambiente bonito, atraente e com todos os requisitos em receber, agregando aos diferenciais da vista – aliás, paradisíaca – instalações requintadas, lindas e aconchegantes – projetadas pela arquiteta Cláudia Couto que trabalhou em sintonia com Caterina Librizzi da Costa – equipamentos de cozinha de última geração e reconhecida qualidade – fornos Rational, Ramalho e o ‘querido’ Josper. “Enfim, aqui temos o local especial, instalações cuidadosamente preparadas, fornos de brasa e fogão, além de produtos e atendimento de extrema qualidade”, comenta Librizzi. A cozinha, a propósito é ‘fantástica’, conforme define o proprietário, que emenda com orgulho: “E esse projeto foi meu… o da adega, também”, conta sorrindo.
Buscando sempre surpreender positivamente os clientes, Ezio comenta que o objetivo sempre foi “oferecer uma alimentação de qualidade e que remetesse às comidas feitas pela minha família na Itália – a conhecida cozinha das ‘mamas’ e ‘nonas’-, o que se conhece hoje como confort food”.
No processo inicial houve uma certa dificuldade no que diz respeito à mão de obra e à disponibilidade de produtos.Mesmo assim, a proposta segue no sentido de no dia a dia agregar cada vez mais esses ingredientes ao menu.
“A tradição do nome reside no compromisso de sempre fazer bem feito, com ingredientes de qualidade nos produtos e repetição de processos. A marca ‘Macarronada” não é sustentada apenas pela tradição, mas sobretudo pela capacidade de fazer sempre bem feito e evoluir. O que vale é o trabalho diário, a construção da equipe, a escolha dos ingredientes, a manutenção de um nível qualitativo sempre elevado e a capacidade de surpreender o cliente e satisfazê-lo nas suas exigências”.
justifica Librizzi.
Exclusividade define o conceito
Reconhecida por muitos chefes como o “diamante da culinária italiana”, a trufa está presente em uma série de pratos que formam o menu do Librizzi Macarronada Al Mare (inclusive no antepasto “Polenta Trufada!), conferindo um diferencial de exclusividade ao que a casa oferece. E o que dizer, então, dos 15 pratos com peixes e frutos do mar – o “Gnocchi al pesto com Zucchini e Gamberetti” está entre eles – e das sobremesas de encher os olhos e tirar o fôlego – a maioria delas assinada pela empresária apaixonada pela confeitaria, Giulia Librizzi -; o “Petit Gateau de Pistache” é de comer sonhando!
Nas bebidas, o conceito de exclusividade também segue firme. O profissional Pablo Lavall utilizou muito de seu conhecimento em mixologia para preparar um bom número de drinks exclusivos para compor o menu de aperitivos da casa, e segundo Librizzi, ainda neste outono devem chegar os novos rótulos da carta de vinhos, que vão preencher os espaços da adega.
Nisso tudo, existem duas coisas das quais Ezio Librizzi não abre mão: a procedência dos materiais (sempre legítimos e originais) e a qualidade final. As massas são de fabricação própria, frescas e passam pelo processo de secagem. “A umidade favorece a formação de fungos, e sigo esse roteiro de produção para o meu restaurante, mesmo que seja para consumo no mesmo dia. Os ingredientes? Trigo, ovo e sal. Apenas”, afirma.
Proposta diferenciada
Seguindo uma proposta de atuação que vai muito além do atendimento diário, o foco do espaço é direcionado a eventos em geral (em particular casamentos), oferecidos, a propósito, em diferentes configurações. “Os interessados tanto podem ocupar o espaço total da casa – que pode receber até 300 pessoas -, quanto escolher ambientes específicos, nos quais sempre existirão diferentes serviços e o compromisso com produtos e atendimento de alta qualidade”, explica Librizzi.
Além dos pisos térreo e superior da casa, há o deck, que tem capacidade para 100 pessoas – ele, aliás, foi palco da festa de noivado de Giulia Librizzi, evento brindado com um por do sol ‘daqueles!’
Atenta a esse nicho, por exemplo, a administração do Librizzivem ampliando a prospecção de eventos, e trabalha no desenvolvimento do projeto de um espaço especialmente pensado para noivas e madrinhas, que será ambientado numa construção anexa, já existente. “Será um ambiente muito especial, pensado com todo o carinho e cuidado já dispensado à casa. Já houve um casamento aqui, mas sabemos que esse tipo de evento é, normalmente, planejado com até dois anos de antecedência, então estamos focados também nisso”, conta, ressaltando as inúmeras possibilidades. “Podemos locar apenas a estrutura e terceirizar a nossa cozinha para um buffet escolhido pelos noivos, que podem, por exemplo, preferir uma culinária diferente, oferecida por empresas daqui ou mesmo de fora do Estado. Nossa agenda de eventos corporativos vem crescendo muito, e queremos o mesmo para casamentos”, complementa.
Em abril, foi preparado um evento para imprensa, quando a proposta de atuação do Librizzi Al Mare foi apresentada em detalhes. E, como que reafirmando as possibilidades, a data foi presenteada com um final de tarde especial “Foi um dos pores do sol mais bonitos que já vimos por aqui!”, comemorou Librizzi.