Alternativas perfeitas para conhecer a riqueza da biodiversidade, beleza e história locais, as trilhas de Floripa encantam pessoas de diferentes gostos
textos COMUNICAÇÃO PMF
fotos CRISTIANO ANDUJAR
Para quem quer estar em meio à natureza, garantir fotos com paisagens de tirar o fôlego e fugir do ambiente barulhento da cidade, Florianópolis tem opções de sobra com mais de 20 trilhas e caminhos, de norte a sul da Ilha.
Catalogadas, acompanhadas e conservadas pela Fundação Municipal do Meio Ambiente – Floram, as trilhas oferecem opções variadas, com trechos em áreas de Mata Atlântica, com flora e fauna exuberantes, costões rochosos e praias que são verdadeiros cartões postais, como a Lagoinha do Leste, considerada uma das mais belas do Brasil.
Além do contexto ambiental, nas trilhas de Florianópolis o visitante ainda pode conhecer aspectos importantes da história da Capital, ao transitar entre ruínas e antigas construções, espaços com registros da presença indígena, oficinas líticas e inscrições rupestres.
Bora explorar por aí? Anote essas três dicas.
Para contemplar a natureza…
Trilha da Lagoinha do Leste
Principal acesso ao Parque Natural Municipal da Lagoinha do Leste, a trilha começa no Pântano do Sul.
A Mata Atlântica se faz presente em todo o percurso, que tem uma extensão de 2,2 km e duração de 1h. Ao final, a praia tem mar agitado. Quem preferir pode tomar banho no canal que conecta a lagoa ao mar, mais calmo e com temperatura agradável. Essa é uma das praias mais preservadas e exuberantes da cidade. Ela pode ser acessada também por trilha que sai do Matadeiro.
Para conhecer a história de perto…
Caminho da Costa da Lagoa
Historicamente utilizada como via de acesso à comunidade da Costa da Lagoa, uma das mais isoladas da ilha, o caminho começa no Canto dos Araçás e segue margeando a Lagoa da Conceição, com total de 7,5 km. No trajeto, os visitantes podem apreciar edificações que preservam antigas tradições, como os engenhos de farinha, herança da presença açoriana.
A paisagem verde do caminho é enriquecida pelos Garapuvus, árvore símbolo da Capital e com grande ocorrência na região.
Para ver Floripa do alto …
Trilha da Boa Vista
Com início na passarela que passa por cima do canal da Barra da Lagoa, na Praia da Barra da Lagoa, essa trilha é para quem gosta de experimentar novas perspectivas. Com uma extensão de 2,6 km e 1h30 de caminhada, se destaca pelos belos mirantes naturais, de onde é possível contemplar diferentes ângulos da cidade, com vistas para a imensidão do mar, costões, praias e bairros vizinhos. Uma ótima pedida para fazer belas fotos e chamar atenção em um lugar mágico. A trilha acaba na Praia da Galheta e dá acesso também ao Dólmen da Oração, com pedras que eram utilizadas para observações astronômicas.