FOTO: LAURA SACCHETTI
Dá trabalho fazer uma revista impressa? Com certeza, sim: precisamos trabalhar com prazos, manter o contato com a gráfica, com os entrevistados e colunistas, corrigir textos, escolher as imagens, conferir créditos de fotos (afinal, eu, diretor, sou fotógrafo e sei o quanto isso é importante), enviar arquivos para gráfica, revisar prova… e aqui estamos falando apenas sobre o período pré-impressão! Depois vem uma nova lista de compromissos. Mas o trabalho é recompensado: vale muito a pena receber a RM pronta, entregar para os leitores e ter o retorno de vocês. Gostamos muito do que fazemos, e por isso dizemos sem receio que cada edição é especial. Com a 93 não é diferente!
Com a matéria de capa desta edição realizamos um desejo antigo, e trouxemos o Dr. Fernando Marcondes de Mattos. Ele conta sua história de vida – e em primeira pessoa! Trajetória admirável!
Diferentemente do que sempre acontece, na sequência trouxemos um mural, apresentando o casamento da Bruna Cenci e do Leonardo de Vasconcelos da Silva, realizado em Bento Gonçalves.
Personagem da RM90 – quando ainda vivia em São Paulo – o artista Wagner Kuroiwa celebrou feliz o sucesso de sua primeira exposição em Santa Catarina, agora sua casa.
Os 50 anos da Associação Catarinense de Artistas Plásticos (ACAP), foram lembrados por Néri Pedroso e Juliana Wosgraus.
A Lagoa da Conceição está de “cara nova” com a inauguração da nova ponte. Trouxemos uma matéria sobre esse assunto, apresentando, também, os planos da administração municipal para complementar o projeto.
Nesta RM93, Fernando Bond comenta primeiro o lançamento, em Florianópolis, de um livro do catarinense Dante Mendonça sobre Dalton Trevisan, o maior contista da língua portuguesa. Logo depois, em outro texto, fala sobre o empenho de Cláudia Rosa para ampliar a participação de mulheres no ecossistema de inovação.

Procuramos o médico Luciano Saporiti para conversar sobre dois novos equipamentos disponíveis em sua clínica. Inovação e tecnologia a serviço da saúde.
Com texto da jornalista Cláudia Aragón e fotos de Caio Cezar, o livro “Enseado de Brito – Gente e Memória” foi lançado em outubro. E falamos também sobre ele nas páginas da RM.
Você já ouviu falar de Sátiro dos Santos? E do Mestre Baleia? Então venha conhecer um pouco da história e do trabalho desse artista, que transforma fragmentos de cerâmica em lindos mosaicos.
Vida longa ao Boi de Mamão! Dando ainda mais visibilidade a esse objetivo, aconteceu na Ilha o primeiro Festival de Bois de Mamão de Santa Catarina. Tradição em destaque nas páginas da Mural.
As canoas havaianas estão cada vez mais populares, e vêm conquistando adeptos de todas as idades. Fomos até Jurerê para acompanhar uma aula com uma turma animada. Nem o frio que fazia espantou o grupo.
Luis Roberto Formiga experimentou o wingfoil. Mas como para ele o simples não existe, fez questão de usar o equipamento na água e na neve!
Narbal Corrêa trouxe para as páginas desta edição uma matéria deliciosa, na qual apresenta as memórias de uma revolução gastronômica que aconteceu em Florianópolis. As fotos estão demais!
Desta vez, o passeio com Ike Gevaerd é em Berlim. E no inverno! Matéria repleta de dicas top, daquelas que só ele consegue dar.
Dani Maia visitou, em Paris, uma exposição que celebra a amizade entre Brasil e França na mesa posta. Puro requinte! E foi à Normandia para conhecer a Talassoterapia, o novo luxo do bem-estar à beira mar.
Nossas três colunistas da área da saúde marcam presença. Mariana Barbato fala sobre a rotina do skincare; Roberta Ruiz, sobre exercícios e tratamentos relacionados à bexiga hiperativa; e Laura Sacchetti fala com propriedade sobre a importância da radiografia para a odontologia.
Fechando a edição, uma sequência de murais sociais.
No primeiro, registros do casamento de Kadu Almeida e Angela. A festa aconteceu na Lagoinha, e os convidados foram brindados com um pôr do sol de cinema.
Rafael Bornhausen reuniu família e amigos para a abertura de sua exposição no Armazém Rita Maria, e eu estive lá, fotografando todos!
Renato Sá setentou e – claro! – festejou muito. E foi com a casa cheia de gente feliz. Estive lá, também.
E teve também um evento no Costao do Santinho para marcar a presença e expansão da marca Lexus em Santa Catarina.
Realmente, não é fácil. Mas tenho certeza de que você terá uma boa leitura!
Marco Cezar





